Coordenador : Ana Lúcia Pires Augusto
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390024.2199.48358.23022023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Lactentes, crianças e adolescentes necessitados de educação nutricional ou de orientação dietética específica para a manutenção da saúde e tratamento de doenças. Essa orientação é estendida às famílias.
Local de atuação: Realizado no ambulatório de Nutrição da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da Universidade Federal Fluminense (Centro - Niterói).
Objetivo
Geral: Prestar Atendimento Nutricional Ambulatorial à crianças e adolescentes, visando a manutenção e recuperação da saúde e de um estado nutricional satisfatório. Específicos: a) Avaliar o estado nutricional da comunidade assistida; b) Promover educação nutricional para melhor utilização dos alimentos; c) Oferecer tratamento dietético adequado às enfermidades que a comunidade assistida venha a apresentar; d) Acompanhar periodicamente através de avaliações sistemáticas e individualizadas, o planejamento dietético oferecido à clientela; e) Oferecer atendimento e orientação nutricional aos grupos especiais de lactentes por profissional especializado, como também a pré-escolares, escolares e adolescentes. f) Oferecer atendimento e orientação nutricional a adolescentes com transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia e transtorno do comer compulsivo) promovendo a integração do atendimento com equipe multiprofissional.
Resumo
O projeto se originou de demanda da comunidade junto à Faculdade de Nutrição para atendimento a um grupo tão vulnerável clínica e nutricionalmente quanto lactentes, crianças e adolescentes. Ele foi criado com o objetivo de oferecer atendimento nutricional individualizado gratuito e de qualidade, com orientação, educação e avaliação nutricional de crianças e adolescentes saudáveis ou enfermos, residentes em Niterói e adjacências. O projeto representa uma ação extensionista de docentes da área de Nutrição Infantil que conta com nutricionistas e alunos voluntários nas diversas atividades do projeto (atendimento, educação nutricional, elaboração de material educativo e de apoio para os atendimentos, formação técnica profissional e discente). Desta forma, prioriza-se a recuperação da saúde de crianças e adolescentes, enquanto profissionais são capacitados e alunos aprimoram seu aprendizado teórico-prático e são atingidos os objetivos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Além da maior suscetibilidade nutricional já característica da fase da infância e adolescência, a pandemia trouxe impactos para a população; o isolamento social trouxe diversos hábitos alimentares inadequados e limitou muitas vezes o acesso a uma alimentação saudável e a orientações adequadas, repercussões que ainda permanecem. Assim, o atendimento on line se tornou primordial para a orientação alimentar saudável e terapêutica, sendo que, em 2022 já houve a possibilidade de retorno ao atendimento presencial sem que fossem descontinuados aqueles remotos, que propiciaram um alcance geográfico mais abrangente do projeto, inclusive facilitando o acesso a indivíduos com dificuldade de locomoção como crianças neuropatas. Assim, orientação nutricional para crianças e adolescentes saudáveis ou enfermos é primordial.